top of page

Brasilina
KUBIKGallery
Porto, Portugal
https://www.kubikgallery.com

Tapeçaria, cerâmica e vídeo

​lã tingida com pau-brasil
2021
© Rita Castro



 

“Brasilina” é a segunda exposição individual de Flávia Vieira na Galeria Kubik, no Porto. 

Não há como falar desta exposição sem contar antes uma história – a da ‘brasilina’. 
Foi apenas no século XIV que muitos pigmentos e métodos de tintura fizeram o seu caminho até à Europa. Viajaram em naus, muitas vezes ao lado de indivíduos escravizados, especiarias e outros produtos estranhos ao ocidente. As tinturas pretas de alta qualidade passaram a ser usadas na Europa que, até então, apenas conhecia panos de tom acinzentado muito escuro, mas não pretos. Tal como o preto, chegou também um novo vermelho a Portugal no séc. XVI, a brasilina. 

Este pigmento, de seu tom avermelhado, que se sente intenso, hiante e caracterizado, é obtido através da madeira da árvore pau-brasil (Paubrasilia echinata), autóctone da Mata Atlântica brasileira, e foi um dos produtos da exploração intensiva feita pelos colonizadores portugueses na América do Sul. Pelas mãos forçadas da tribo indígena Tupinambás esta madeira era extraída e trazida para Portugal, onde era aplicada a tecidos e a tintas e largada para a complexa rede económica europeia de então.

O projeto proposto por Flávia Vieira estende-se pelas três salas do espaço expositivo. Da rua, através das janelas, vê-se a ampla instalação têxtil de cor avermelhada tomar conta da primeira sala. Caindo do teto, a tapeçaria faz lembrar uma cortina, um biombo maleável, ou quiçá uma espécie de casulo ou entrada para um labirinto. Em diálogo com esta obra, estão outras duas esculturas, uma do mesmo tecido, mas em forma de vestimenta, pendurada num cabide, também ele escultura, mas de cerâmica e outra de pé, que por sua vez interagem com as esculturas da sala seguinte. Estas vão fazer a ponte para o vídeo, que leva igualmente o título de ‘Brasilina’, trazendo à exposição um caráter performativo, traduzido em sete minutos de um filme em que podemos ver um teatro de mãos – ora duas, ora quatro, ora nuas, ora pintadas, ora de luvas – que se vão alternando com imagens de um rosto que é pintado de vermelho ou de formas enigmáticas que se assemelham às esculturas apresentadas. A cor no filme é diversa, mas sem sair do tom, assim como a composição sonora que lhe serve de fundo.

Enquanto o uso da Brasilina na Europa era sobretudo uma demonstração de poder, no Brasil, este funcionava como um elemento ritualístico e performativo para diversas tribos. A identidade do pigmento de certa forma adaptou-se à geografia. Na exposição ainda que de forma sútil e camuflada, a artista sublinha todo o desenvolvimento político que a pesquisa por detrás destes trabalhos carrega.

De mão dada com o colonialismo, certas cores adquiriram novos simbolismos. O uso de pigmentos vindos de países colonizados não só sublinhava o poder imperialista dos países onde eram usados, como o poder social dos indivíduos que os detinham, por serem ainda tonalidades raras. De facto, leis foram passadas para restringir o uso de certas cores a membros de extratos sociais mais elevados, perpetuando a associação destas cores à autoridade, riqueza e nobreza. A brasilina era particularmente apreciada por poder ser transformada em várias tonalidades diferentes de vermelho nunca antes vistas. 

Os trabalhos de Flávia Vieira vêm contar a história não do pigmento, mas das suas personas, a ocidental e a brasileira, e de como, por quem e para quem é operado este processo de transformação. Vemos isso no matiz que pauta a conversa entre cada trabalho e na forma tão latente como a materialidade se expressa na prática da artista. Mais que isso vemos as mãos, em toda a parte, membro do corpo tão vital, que aparecem mesmo onde são invisíveis na sua fisicalidade. 

Tal como no séc. XVI estava em vigor uma legislação dos pigmentos na Europa que mascarava os indivíduos de poder e prestígio, hoje o indivíduo contemporâneo continua a mascarar-se com tecidos muitas vezes manufaturados por via de exploração de outros. Mesmo que de forma mais abstrata, a mensagem é clara, é a história que se adapta ao tempo, e não é o tempo que gera a história.

 

Luiza Teixeira de Freitas

Brasilina
KUBIKGallery
Oporto, Portugal
https://www.kubikgallery.com

Tapestry, ceramics and video

wool dyed with pau-brasil

2021
© Rita Castro


 

“Brasilina”[1] is Flávia Vieira's second solo exhibition at Kubik Gallery, in Oporto.

There is no way to talk about this exhibition without telling a story first – that of 'brazilin'.

It was only in the 14th century that many pigments and dyeing methods made their way to Europe. They traveled in ships, often alongside enslaved individuals, spices and other products foreign to the West. High quality black dyes started to be used in Europe, which, until then, only knew very dark gray cloths, but not black. Like black, a new red also arrived in Portugal in the 16th century, the brazilin.

This pigment, with its reddish tone, which feels intense, vibrant and specific, is obtained from the wood of the brazilwood tree (Paubrasilia echinata), autochthonous from the Brazilian Atlantic Forest, was one of the products of the intensive exploration carried out by the Portuguese colonizers in South America. By the forced hands of the Tupinambás indigenous tribe, this wood was extracted and brought to Portugal, where it was applied to fabrics and paints, and dropped into the complex European economic network of the time.

The project proposed by Flávia Vieira extends to the three rooms of the exhibition space. From the street, through the windows, you can see the large reddish-colored textile installation taking over the first room. Falling from the ceiling, the tapestry resembles a curtain, a flexible screen, or perhaps a kind of cocoon or entrance to a labyrinth. In dialogue with this work, there are two other sculptures, one of the same fabric but in the form of a garment, hanging on a hanger made of ceramics, and the other standing, which in turn interacts with the sculptures in the next room. These will take us to the video, which also bears the title 'Brasilina' and brings a performative character to the exhibition. The video, which is seven minutes long, shows a theater of hands – now two, now four, now naked, sometimes painted, sometimes wearing gloves – which alternate with images of a face painted in red or enigmatic shapes that resemble the sculptures presented. Both the color of the film and the sound composition that serves as its background are diverse, yet without changing the tone.

While the use of brazilin in Europe was mainly a demonstration of power, in Brazil it functioned as a ritualistic and performative element for several tribes. The pigment's identity has somehow adapted to geography. In the exhibition, although in a subtle and camouflaged way, the artist underlines all the political development underlying the research behind these works.

Hand in hand with colonialism, certain colors acquired new symbolisms. The use of pigments coming from colonized countries not only underlined the imperialist power of the countries where they were used, but also the social power of the individuals who held them, as they were still rare shades. In fact, laws were passed to restrict the use of certain colors to members of higher social strata, perpetuating the association of these colors with authority, wealth and nobility. Brasilina was particularly appreciated as it could be transformed into many different shades of red that had never been seen before.

 

Flávia Vieira's works tell the story not of the pigment, but of its personas, western and Brazilian, and how, by whom and for whom this process of transformation is operated. We see this in the shade that guides the conversation between each work and in the latent way materiality expresses itself in the artist's practice. More than that, we see hands, everywhere, a member of the body so vital that they appear even where they are invisible in their physicality.

 

Such as in the 16th century a legislation on pigments in Europe was in force that masked individuals of power and prestige, today the contemporary individual continues to mask himself with fabrics often manufactured through the exploitation of others. Even in a more abstract way, the message is clear, it is the story that adapts to time, not time that generates the story.

 

Luiza Teixeira de Freitas

 

[1] ‘Brasilina’ is the Portuguese term for ‘brazilin’ in English.

bottom of page