top of page

Song for my Hands

Curadoria de Marta Mestre

MON - Óscar Niemeyer Museum 

Bienal de Curitiba, Brasil

Fotografia

2017

Carmen incorpora uma via de mão dupla: a mão-instrumento fazedora e a mão-imagem que traduz e materializa um certo imaginário da cultura popular brasileira. Tomando a figura de Carmen Miranda, e com ela um conjunto de narrativas da identidade moderna que reverberam ainda hoje no processo de entendimento da cultura brasileira e que compreendem palavras como fantasia, disfarce, beleza, exuberância, maquiagem ou cor, a mão é simultaneamente coisa e pensamento, resultando num exercício de quase transmutação do corpo numa nova condição existencial e física.

Júlia Coelho

//////////////////////////////////////////////////////////////

Song for my Hands

 

Em 1968 Richard Serra filmou uma série de pequenos filmes em super-8 entre os quais "Hands Catching Lead". Num plano fixo, a mão de Serra abre e fecha quando tenta agarrar pedaços de chumbo e, quando a ação é bem-sucedida, imediatamente os deixa cair, reproduzindo o avanço intermitente e sincopado do filme. Sob o pretexto de um experimento sobre mãos em ação, o filme de Serra é uma contundente reflexão sobre o trabalho escultórico em particular, e sobre a natureza do gesto artístico em geral. Distanciando-se da ideia de uma arte “retiniana”, na qual o olho controla a percepção da matéria, característica da história da arte até ao Modernismo, “Hands Catching Lead” evidencia a dimensão háptica da imagem, ao mesmo tempo que destitui o sentido da “finalidade” do gesto.

“Song for my Hands” reúne 12 artistas de várias nacionalidades que exploram práticas artísticas distintas relacionadas com arte e técnica, em especial a relação entre pensamento abstrato e labor manual. São artistas instigados sobre os fluxos e as transformações dos materiais, o conhecimento adquirido através do “fazer”, ou a performance política e ética do gesto.

Do conjunto de trabalhos expostos sobressaem denominadores comuns tais como o “pensamento manual” e a ideia de “processo”.  Mantendo uma propositada diversidade de meios técnicos, a exposição tem uma dimensão “tátil” omnipresente que se assume como elemento crítico, na medida em que procura contribuir para a formulação de um sujeito histórico dos sentidos.

Entre o pensamento rigoroso e a imaginação indisciplinada, “Song for my Hands” aprofunda ainda as noções de artesanato conceitual e de indústria intuitiva, entendidas aqui como contraponto à lógica da produção industrial e do consumo em massa.

Uma inevitável aceleração do mundo que afeta as condições da nossa percepção.

Marta Mestre

Song for my Hands

Curated by Marta Mestre

MON - Óscar Niemeyer Museum 

Biennal of Curitiba, Brazil

Digital photo

2017

Carmen incorporates a two-way street: the hand-instrument maker and also the hand-image that translates and materializes a certain imaginary of Brazilian popular culture. Taking the figure of Carmen Miranda, and with her a set of narratives of the modern identity that reverberan still in the process of understanding the Brazilian culture and that comprise words like fantasy, disguise, beauty, exuberance, makeup or color, the hand is simultaneously thing and thought, resulting in an almost bodily transmutation exercise into a new existential and physical condition.

Júlia Coelho

//////////////////////////////////////////////////////////////

Song for my Hands

 

In 1968, Richard Serra shot a series of short films on a super-8 camera including “Hand Catching Lead”. On a fixed plan, Serra’s hand opens and closes while trying to grab pieces of lead, releasing them immediately when he is successful, thus reproducing a syncopated and intermittent progress of the film. Under the pretext of an experiment of hands in action, Serra’s film is a forceful reflection over the sculptural work in particular and on the nature of the artistic gesture in general. Drifting from the idea of retinal art, where the eye controls the perception of matter, a historical trait of art up to Modernism, “Hand Catching Lead” evidences the haptic dimension of the image while dismissing the purpose of the gesture.

 

“Song for my Hands” gathers 12 artists from around the world who explore distinctive artistic practices related to art and technique. In special regard to the abstract thinking and its relation to manual labour. These artists are instigate by the fluxes and transformations of materials, by the knowledge acquired through “doing” or the political performance and the ethics of gesture.   

Emerging within the combination of the exposed works is the common ground of “manual thinking” and the idea of “process”. Sustaining a purposeful diversity of technical means, the exposition withholds an omnipresent tactile dimension as the critical element, extending its contribution to the elaboration of a historical subject of senses.

 

In the midst of rigorous thoughts and undisciplined imagination, “Song for my Hands” deepens the notion of conceptual handicraft and intuitive industry, understood here as a counterpoint to the logic of industrial production and mass consumption.

An inevitable acceleration of the world that affects the conditions of our perception.

Marta Mestre

bottom of page